Últimos 60 quilómetros abertos ontem ao trânsito
4/5/2012 in Jornal Nordeste

Equipamentos

Porque existem diferentes tipos de tarefas topográficas, existem também diferentes tipos de aparelhos para a realização dessas tarefas. A COTA 700 possui equipamentos modernos e diversificados, que permitem dar resposta a todas as tarefas possíveis em Topografia e Cadastro, desde um simples levantamento topográfico, até um controlo dimensional e de deformações de um edifício, ou de qualquer obra de engenharia.


GNSS (Global Navigation Satellite System)

A COTA 700 dispõe de dois receptores GNSS marca Leica, modelo System 1200 (RTK), e um receptor GPS marca Wild-Leica, modelo System 300.

O Sistema de Navegação Global por Satélite GNSS é formado por 2 sistemas concorrentes entre si: o GPS e o GLONASS. Também existem mais dois sistemas em implantação: o Galileo europeu e o Compass chinês.

O Sistema de Posicionamento Global, vulgarmente conhecido por GPS (do acrónimo do inglês "Global Positioning System"), é um sistema de posicionamento por satélite norte-americano, utilizado para determinação da posição de um receptor na superfície da Terra ou em órbita. Consiste numa "constelação" de 28 satélites sendo 4 sobressalentes em 6 planos orbitais.

Receptor GNSS Leica System 1200 Receptor GPS Leica System 300
Receptor GNSS marca Leica, modelo System 1200 (RTK). Receptor GPS marca Wild-Leica, modelo System 300.

Por outro lado, o GLONASS (sigla da expressão em russo “Sistema de Navegação Global por Satélite”) é o sistema russo de posicionamento global, equivalente ao GPS norte-americano, de navegação por satélite. O GLONASS usa três níveis orbitais com oito satélites em cada nível. A sua conclusão total está prevista para 2009.

Galileo é um Sistema de Posicionamento Global por Satélite europeu. Concebido desde o início como um projecto civil, em oposição ao GPS americano, ao GLONASS russo e ao Compass chinês que são de origem militar, tendo várias vantagens: maior precisão (ainda a ser confirmado em testes reais), maior segurança (possibilidade de transmitir e confirmar pedidos de ajuda em caso emergência) e menos sujeito a problemas (o sistema tem a capacidade de testar a sua integridade automaticamente). Além disso, o sistema será inter-operável com os outros dois sistemas já existentes, permitindo uma maior cobertura de satélites. O sistema completo incluirá 30 satélites, dos quais 3 ficarão em reserva como suplentes caso sejam necessários, e prevê-se a sua entrada em funcionamento em 2010.

Compass ou Beidou-2 é o Sistema de Posicionamento Global por Satélite chinês. Conta com 35 satélites, 5 geoestacionários e 30 em órbita média, e deverá estar em funcionamento parcial em 2008.

Fonte: “Wikipédia” , visitada no dia 27 de Janeiro de 2008.



Equipamentos óptico-electrónicos

Alta precisão

Estação total Leica TC407
Estação total, marca Leica, modelo TCR1103.

A COTA 700 dispõe de uma estação total, marca Leica, modelo TCR1103, de 10 cc de precisão angular e 2 mm + 2 ppm de precisão na medida da distância.

Uma estação total ou taqueómetro electrónico é um instrumento electrónico utilizado na medição de ângulos e distâncias. A evolução dos instrumentos de medição de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a junção do teodolito electrónico digital com o distanciómetro electrónico, montados num só bloco.

Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos ainda por examinar. Com o auxílio de cálculos trigonométricos, os ângulos e as distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições actuais dos pontos examinados, ou a posição do instrumento em relação a pontos conhecidos, em termos absolutos. A informação recolhida pode ser enviada do teodolito para um computador e uma aplicação informática específica gerará um mapa da área estudada.

Fonte: “Wikipédia”, visitada no dia 28 de Janeiro de 2008.



Alta precisão

Teodolito electrónico Leica T2000, acoplado a um distanciómetro Wild-Sercel DI2000
Teodolito electrónico, marca Wild-Leica, modelo T2000, acoplado a um distanciómetro, marca Wild-Sercel, modelo DI5S.

A COTA 700 dispõe de um teodolito electrónico, marca Wild-Leica, modelo T2000, de 0,05 mgon (0,5 cc) de precisão angular, combinado com um distanciómetro, marca Wild-Sercel, modelo DI5S de 5 mm + 5 ppm de precisão na medida da distância.

Este sistema híbrido é composto por dois tipos de equipamentos: o teodolito e o distanciómetro.

O teodolito é um instrumento usado para a medição de ângulos.

O distanciómetro é um instrumento destinado a medir distâncias inclinadas. Deve ser acoplado a um teodolito para possibilitar a medição do ângulo vertical para calcular a distância horizontal e a distância vertical.

Fonte: “Wikipédia” , visitada no dia 27 de Janeiro de 2008.



Equipamentos óptico-mecânicos

Alta precisão

Dentro desta gama de equipamentos, a COTA 700 dispõe dos seguintes aparelhos:

  • 1 nível automático de precisão, marca Leica, modelo NA2, de desvio padrão por km igual a 0,7 mm * √k, numa linha de nivelamento, sendo k a distância em quilómetros.

Nível automático Leica NA2
Nível automático Leica NA2

 



Equipamentos informáticos

  • Software técnico (Leica) específico para o processamento dos dados recolhidos pelos equipamentos mencionados nesta página durante os trabalhos de campo, para o cálculo e para o desenho dos levantamentos;

  • Computadores portáteis para utilização durante os trabalhos de campo;

  • Computadores de secretária para utilização na sede da COTA 700 durante a produção dos mapas topográficos, relatórios, etc.



Outros equipamentos

A COTA 700 dispõe ainda de uma viatura 4x4 e uma viatura ligeira, e todo o material auxiliar de topografia adicional que seja preciso para a realização dos trabalhos da forma mais eficiente possível.

Viatura 4x4 para ir a todo o tipo de terreno onde desenvolvemos o nosso trabalho. Viatura ligeira utilizada pela COTA 700.